Como aprender qualquer coisa em quatro etapas:

Fases do processo de aprendizagem


"Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice."  Platão

Sabe aquela sensação ao realizar algo pela primeira vez? Não estou falando de medo ou frio na barriga, mas sim aquele sentimento de “incapacidade”. Deixe me explicar melhor, quando vamos aprender uma língua nova, uma disciplina aparentemente difícil, e por ai vai, pensamos logo que não vamos dar conta. Mas, existe um processo de aprendizado que, uma vez assimilado, fica mais pratico aprender coisas novas.

Nosso cérebro – esse aparato brilhante - é moldado para realizar tarefas com o mínimo gasto de energia pretendendo obter o máximo de resultado. No entanto, existem formas de “Hackear” nosso cérebro e adapta-lo a fazer feitos incríveis. Garanto que você já viu pessoas fazendo coisas consideradas impossíveis. Isso se dá pela reprogramação, o que muitos chamam de PNL. A programação neurolinguística nada mais é do que uma reprogramação de hábitos e comportamentos. Vamos lá! A ciência nos mostra que hábitos e comportamentos são o que modela e define a vida de uma pessoa – esse assunto resgata um bom tema de debate, mas fica para próxima – vamos focar no que começamos a indagar o processo de aprendizado.

Sabemos, através de estudos científicos, que o processo de aprendizado é formado por quatro fases:

             I.        Incompetência inconsciente
           II.        Incompetência consciente
          III.        Competência consciente
         IV.        Competência inconsciente

Para entendermos melhor vamos a um exemplo clássico:

Quando completamos dezoito anos de idade queremos logo tirar nossa carteira de motorista, ser habilitado, mas para isso acontecer existe um processo de aprendizagem. Vemos as pessoas dirigir e chegamos a conclusão que isso é a coisa mais fácil do mundo, já que elas fazem isso com tanta naturalidade, mas em nossa primeira experiência pegamos o volante e percebemos que existe uma série de comandos necessários para fazer um carro funcionar, essa primeira fase é tipicamente superestimada, temos então uma incompetência inconsciente, ou seja, percebemos que dirigir não é tão fácil quanto pensávamos e que isso vai exigir um pouco de treino. Nesse momento já estamos na segunda fase onde temos uma percepção consciente de nossa incompetência. Damos a partida e começamos a praticar aula por aula a fim de conquistar nosso objetivo final e então começamos a aprender a dirigir, temos cautela e ainda não tiramos as duas mãos do volante essa fase é uma competência consciente, nesse período devemos manter firmes e perseverar no processo de aprendizagem, pois é onde temos um único foco de execução da tarefa, passam-se muitas aulas e começo a perceber que já estou dirigindo no modo automático, não olho mais para o câmbio e consigo ate ouvir musica e dirigir ao mesmo tempo, temos aqui a ultima fase do processo que é a competência inconsciente, todo o conhecimento básico necessário para executar a dirigir está fixada em nossa mente e é executado de forma automática. 

Aprender é um processo importante para vida de qualquer pessoa, é através do processo de aprendizado que ocorre a capacitação profissional. Conhecendo essas quatro fases de aprendizagem torna-se mais fácil enxergar o processo como um todo, pois dividimo-nos em fases, assim fica prazeroso aprender quando passamos e descobrimos etapa por etapa. Como diria Sócrates “só sei que nada sei...”, sempre há o que aprender!



Administrador 1.0

Comentários